quarta-feira, 21 de março de 2007

S a u d a d e . . .

"Saudade é uma espécie de lembrança nostálgica, lembrança carinhosa de um bem especial que está ausente acompanhado de um desejo de revê-lo ou possui-lo. Uma única palavra para designar todas as mudanças desse sentimento é quase exclusividade do vocabulário da língua portuguesa em relação às línguas itálicas; há mesmo um mito de que seja intraduzível. Uma pesquisa entre tradutores britânicos apontou-a como a sétima palavra de mais difícil tradução.
A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar". No fado e na música popular, a saudade e a partida são temas constantes. A saudade pode gerar sentimento de angústia, nostalgia e tristeza, e quando "matamos a saudade" geralmente sentimos alegria." in Wikipédia

Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida...


É assim que quero sentir este dia, como o 1º do resto da minha vida. O que tenho vivido nos últimos meses tem sido óptimo, só que estou a sentir-me a crescer vertiginosamente (e muito feliz por ser com quem é!) mas acompanhar esse crescimento nem sempre é encarado por mim com a naturalidade necessária, por isso, e com a chegada da Primavera espero fazer chegar à minha vida uma lufada de ar fresco...

O livro do momento . . .

"José Viana, um advogado bem-sucedido, vive em Londres desde o início da década de 1970. Ex-militante do Partido Comunista Português, ele é obcecado pela "camarada" Marta Bernardo - um amor desvanecido pelas vicissitudes da pré-revolução e uma imagem erótica que permanece não-resolvida."
Estou encantada com este romance de Helder Macedo

quarta-feira, 14 de março de 2007


terça-feira, 13 de março de 2007

FamaFest 2007 - Teatro Moderno de Lisboa

Famafest 2007, IX Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicão (Cinema e Literatura), de 16 a 24 de Março, na cidade de Vila Nova de Famalicão. O Festival dedica-se essencialmente a produções audiovisuais que adaptem obras literárias ou abordem temas relacionados com literatura, de um ponto de vista ficcional ou documental.


Neste Festival vai ser exibido um documentário sobre o Teatro Moderno de Lisboa realizado por Frederico Corado, com depoimentos de grandes actores portugueses como Ruy de Carvalho, Carmen Dolores, Rui Mendes, Morais e Castro entre outros. Tive o prazer de acompanhar a realização deste documentário porque pude conhecer pessoalmente actores que são para mim uma referência e que nos fazem sentir mais ricos pelo simples facto de trocarmos umas palavras com eles e também porque passei a conhecer, da forma mais prática e interessante possível, uma parte muito importante da história do Teatro português. Obrigada Frederico por me ensinares e dares a conhecer coisas tão... "geniais".


É com muita pena minha que não vou poder estar ao lado do Frederico nesse mesmo dia para o acompanhar e acarinhar. Assim sendo deixo-te aqui uma demostração do meu carinho e que, apesar de não ir a Famalicão nesse dia, vou estar contigo!




Aqui fica o convite a quem, ao contrário de mim, possa ir até Famalicão e ver algo com muito bom gosto.